GO Blog | EF Global Site (Português)
As mais recentes novidades sobre viagens, línguas e cultura dadas pela EF Education First
MenuRevistas Grátis

4 dicas sobre o que fazer quando uma viagem não corre como planeado

4 dicas sobre o que fazer quando uma viagem não corre como planeado

Viver e estudar no estrangeiro é uma experiência maravilhosa que ficará na memória para o resto da vida. Claro que, como em qualquer experiência que valha a pena, por vezes as coisas correm de forma diferente do que tinha planeado.

Embora estes momentos possam ser aborrecidos, no final, tudo o que acontece na estrada torna-se parte da sua história. E é esse, intrépido viajante, o objetivo de viajar para o estrangeiro! Aqui estão quatro soluços de viagem e as nossas melhores dicas para lidar com eles.

1. A companhia aérea extraviou a sua bagagem

Em primeiro lugar, dirija-se ao balcão de recolha de bagagens. Os funcionários pedirão para ver as etiquetas de reclamação da sua bagagem registada. Mostre-lhes. (Normalmente, trata-se de um pequeno autocolante que recebeu quando fez o check-in. Olhe para o seu cartão de embarque - muitas vezes o pessoal do check-in cola-o aí para o guardar). O funcionário responsável pela recolha da bagagem irá procurar o voo em que se encontrava e verificar se a sua bagagem foi consigo - muitas vezes, a bagagem "perdida" é simplesmente atrasada ou colocada num voo posterior.

O mais provável é que lhe peçam uma morada (indique a morada da sua casa de família, do seu alojamento ou da escola) para onde enviar as suas malas. Caso contrário, dir-lhe-ão qual o procedimento a adotar para recolher a sua bagagem atrasada. Para sua tranquilidade, é aconselhável pedir-lhes que façam um relatório e lhe entreguem uma cópia impressa. Desta forma, terá um registo em papel e não terá de confiar na sua memória para saber quais os próximos passos a seguir!

Dicas rápidas:

  • Quando estiver a fazer as malas, amarre um lenço, uma fita ou uma etiqueta colorida para distinguir facilmente a sua bagagem mais tarde.

  • Não guarde o seu computador portátil, iPad, máquina fotográfica ou outros artigos caros na sua bagagem de porão.

  • Guarde o seu cartão de embarque, as informações sobre o seguro de viagem e os bilhetes de recolha de bagagem num local seguro, como uma pequena pasta de plástico ou uma carteira (do tipo que o seu agente de viagens lhe dá).

  • Tire uma fotografia da sua bagagem para mostrar ao pessoal do aeroporto, se necessário. (Isto é muito mais eficaz do que tentar descrever uma "mochila preta, de tamanho médio", igual a milhares de outras!)

2. Perdeu o seu voo

A primeira coisa a fazer é ir para o aeroporto na mesma, mesmo que seja evidente que não vai conseguir chegar a tempo. Por vezes, os acontecimentos estão fora do seu controlo - por exemplo, se um comboio do metro com destino ao aeroporto sofrer um grande atraso ou se um acidente de trânsito bloquear a estrada. Se for esta a sua situação, pergunte ao pessoal do aeroporto sobre a "regra do pneu furado" (por vezes chamada "regra das duas horas"). Embora não se trate de uma regra formal, a ideia é que a companhia aérea aceite que os passageiros voem em standby, sem custos adicionais, se a sua chegada tiver sido prejudicada por circunstâncias fora do seu controlo. Infelizmente, as companhias aéreas económicas não respeitam esta prática e a própria "regra" não está escrita - mas vale a pena perguntar.

A perda de voos internacionais - a menos que seja causada pela própria companhia aérea - é diferente. Neste caso, terá normalmente de pagar uma "taxa de alteração" para ser colocado num voo posterior. Por muito incómodo que isto possa ser, respire. Se quiser fazer viagens internacionais com regularidade, a dada altura isto pode acontecer. Portanto, bem-vindo ao clube!

Dicas rápidas:

  • Reserve os voos domésticos e internacionais seguintes com companhias aéreas associadas (como a Oneworld, SkyTeam ou Star Alliance). Quando um voo perdido é culpa de uma companhia aérea (por exemplo, quando um avião tem dificuldades técnicas que o impedem de apanhar um voo de regresso), é da responsabilidade da companhia colocá-lo num voo posterior.

  • Leia atentamente a sua apólice de seguro de viagem. Se desejar, considere a possibilidade de escolher um seguro que o apoie em caso de perda de um voo internacional.

  • Prepare-se para a eventualidade de perder um voo, reservando no seu cartão "dinheiro para despesas de mudança" em dólares americanos. Se precisar dele, não terá de fazer chamadas de emergência para o seu país para pedir dinheiro.

  • Trate o pessoal da companhia aérea com respeito. Eles também são seres humanos e a sua educação pode ajudar muito a evitar mais stress emocional - e por vezes financeiro.

3. Sente-se nervoso quando fala

Os nervos são normais e até uma parte esperada da aprendizagem de uma língua no estrangeiro. Por isso, se eles surgirem, relaxe! Saiba que em breve se habituará ao seu ambiente, fará amigos e sentir-se-á mais à vontade a falar a sua nova língua. Todas as pessoas que já aprenderam outra língua passaram por um momento em que se sentiram inseguras quanto às suas capacidades e se iriam ou não "conseguir". A boa notícia é que, se abordar a sua aprendizagem com calma, curiosidade, vontade de trabalhar arduamente e uma boa dose de humor, não terá problemas.

Dicas rápidas:

  • Lembre-se que sentir-se nervoso é totalmente normal - falar tornar-se-á mais fácil com o tempo! O ditado "a prática leva à perfeição" nunca poderia ser mais verdadeiro.

  • Diga "sim" às oportunidades de conhecer novas pessoas. As actividades de grupo são óptimas, pois pode optar por falar individualmente ou com várias pessoas, dependendo da sua disposição.

  • Lembre-se que fazer caminhadas, jogar bowling, passear pela cidade, nadar, visitar uma galeria de arte, ir a um concerto - ou qualquer outra atividade social em que a sua mente e o seu corpo estejam ocupados - são excelentes formas de conhecer pessoas e de se descontrair a falar. Algo mágico acontece quando as suas mãos estão ocupadas ou quando está a fazer exercício, o que ajuda a desligar a voz crítica na sua mente.

  • Trate-se a si próprio como trataria um bom amigo. Nunca se riria dos esforços de um amigo para aprender uma nova língua - então porquê ser tão duro consigo próprio?

4. Estás perdido na tua nova cidade

Excelente! Perder-se é uma das partes mais importantes da sua viagem (não, a sério - estamos a falar a sério). Estar no estrangeiro dá-lhe inúmeras oportunidades para crescer e sair da sua zona de conforto - e esta não é diferente.

  • Descarregue as aplicações do serviço de transportes públicos da sua cidade e utilize-as para compreender os percursos dos transportes públicos que vai utilizar.

  • Leve um mapa dos transportes públicos na sua mala. Nele, marque o seu percurso preferido para casa e para a escola e anote as linhas alternativas de autocarros e comboios que o levarão onde precisa de estar.

  • Se estiver perdido, dirija-se a um café, livraria, loja de conveniência, centro turístico ou outro ponto de referência semelhante. Peça ajuda nesse local e mostre-lhes o seu mapa para ilustrar onde precisa de ir. Não tenha receio de pedir às pessoas para se repetirem. Lembre-se de que as pessoas adoram ajudar os outros a orientarem-se na sua cidade.

  • Pense nestes momentos como bónus de aprendizagem da língua para ganhar pontos extra! Estará a praticar a conversação em tempo real com os habitantes locais - nada melhor para melhorar a fluência e aumentar a sua confiança.

  • Se tiver tempo e se sentir confortável, passeie por aí - este pode ser um ótimo cantinho da sua nova cidade. Poderá encontrar o seu novo café, praça, galeria, parque ou loja preferidos ao virar da esquina.

Não há razão para suspeitar que estas coisas lhe vão acontecer. Mas se acontecerem - ou se um amigo passar por uma situação semelhante - estas dicas ajudá-lo-ão a sentir-se relaxado e pronto a reagir. Boa viagem!

Comece hoje a sua viagem globalExplorar o mundo
Recebe as últimas novidades em viagens, línguas e cultura na nossa newsletter GOQuero inscrever-me

Sente-se fluente? Teste as suas habilidades linguísticas através do nosso teste rápido.

Sabe mais