Porque é que o nível de inglês no seu país é tão importante?
/)
As competências em inglês são importantes porque dão às pessoas acesso a um leque mais vasto de informações, a uma rede internacional mais diversificada e a mais oportunidades de emprego do que nunca. Também são importantes a nível nacional porque podem dizer-nos muito sobre o nível de inovação, competitividade e perspectivas futuras de um país.
O surgimento da tradução automática e, agora, da IA levanta a questão de se aprender outras línguas, especialmente o inglês, continuará a ser relevante.
Acreditamos que a resposta é sim.
No EF Education First's 2025 English Proficiency Index (EF EPI), compilámos dados de testes de 2,2 milhões de adultos e utilizámos estes dados para classificar as nações de acordo com as suas competências em inglês.
Principais conclusões do EF EPI 2025
A Holanda continua na primeira posição mundial em competências em inglês, seguida pela Croácia e pela Áustria — ambos países melhoraram as suas classificações. A Alemanha subiu para a quarta posição, com um dos maiores ganhos na Europa.
Em mais de metade dos países avaliados, falar inglês é a competência mais fraca relatada, em comparação com outras competências como leitura, escrita, compreensão, etc.
A disparidade de género está a diminuir na maior parte do mundo, embora tenha aumentado ligeiramente no Médio Oriente.
Os jovens com menos de 25 anos não estão a recuperar a sua proficiência em inglês após a pandemia. Em muitos países, obtêm pontuações mais baixas do que os grupos etários mais velhos.
Existem diferenças regionais na proficiência em inglês — a Europa estabilizou, a Ásia apresentou a menor diferença de competências, a América Latina registou a maior disparidade etária e a África continuou a ser a mais variada.
Como a IA está a mudar a aprendizagem do inglês
Pela primeira vez desde o lançamento do EF EPI, o índice deste ano foi avaliado utilizando tecnologia de IA desenvolvida pela Efekta Education Group, uma empresa de tecnologia da EF, focada em melhorar os resultados de aprendizagem em grande escala.
Outras conclusões do índice deste ano mostram que a inteligência artificial está a remodelar a forma como o mundo utiliza o inglês, apresentando oportunidades e desafios na educação e adoção da língua inglesa.
A importância crítica do inglês
Embora os resultados do EF EPI não contem toda a história, contam uma história importante: níveis elevados de proficiência em inglês são parte integrante de um futuro próspero, interligado e saudável.
Sublinham igualmente a importância crucial das competências que tornam os indivíduos, as empresas e as sociedades mais ligados internacionalmente e adaptáveis face a uma evolução tecnológica cada vez mais rápida.
"O inglês continua a ser a língua mais utilizada no mundo para a comunicação internacional. Numa época de crescente complexidade global, o seu papel como ponte comum entre culturas, economias e ideias é mais importante do que nunca", afirmou Kate Bell, autora do EF EPI e diretora de avaliação da EF.
Para obter as classificações nacionais completas e a análise da relação entre os conhecimentos de inglês do seu país e a sua economia, nível de inovação e conetividade, vá a https://www.ef.edu.pt/epi/.
